No âmbito do processo da transformação digital, liderado pela SPMS, EPE, o Centro Hospitalar Póvoa de Varzim e Vila do Conde (CHPVVC) acolheu hoje, 24 de outubro, uma reunião sobre o projeto SNS Sem Papel.
Tendo como finalidade a desburocratização, desmaterialização e aposta na informatização, o SNS Sem Papel assenta “nos princípios da simplificação, empoderamento e responsabilização do cidadão”, como sublinhou Henrique Martins, presidente da SPMS, durante a apresentação do projeto.
A desmaterialização de registos e processos clínicos prevê-se que avance já no início do próximo ano. Até lá, estão programadas algumas iniciativas que pressupõem uma mudança de mentalidades, atitudes e formas de trabalho.
Na apresentação, Henrique Martins pediu “decisões ousadas e rápidas” por parte do CHPVVC, com garantias do presidente do Conselho de Administração, José Manuel Cardoso, de que o conceito de Hospital Sem Papel, “é para iniciar o quanto antes”.
O CHPVVC passa, assim, a integrar o ranking de hospitais do SNS que estão a trabalhar e a alavancar o processo do SNS Sem Papel.
Empenhada em cumprir as metas que visam a eliminação do papel até 2020 nas instituições hospitalares, a SPMS, EPE continua a dinamizar iniciativas que potencializam o objetivo de um SNS Sem Papel, como por exemplo, o desenvolvimento e promoção do uso de aplicações móveis do SNS.