Decorreu hoje, 31 de outubro, na SPMS Lisboa a conferência Robotics – The future of Health?
A conferência contou com a honrada presença de Takanori Shibata, cientista e professor em Tóquio e nos Estados Unidos da América, que esteve na SPMS para falar sobre robótica.
O auditório da SPMS foi pequeno para acolher todos os interessados na temática. O robot PARO foi o tema central da apresentação e permitiu ao cientista valorizar o papel dos robots na Saúde. O PARO é um robot de nona geração, orientado para terapias nas áreas da Demência, Alzheimer e outras doenças do foro cognitivo.
Desenvolvido com o objetivo de auxiliar nos cuidados de demência e tendo efeitos de redução de stress e relaxamento, o PARO está presente em mais de 30 países.
Atualmente existem 5000 PAROs em uso, sendo já um dispositivo médico com certificação da Food and Drug Administration (FDA).
Pretendendo alavancar o posicionamento estratégico da SPMS na área da robótica, Henrique Martins apresentou sob o mote “SPMS Robotic Strategy”, a estratégia da SPMS para os próximos 2 anos, dando como exemplos projetos onde esteve envolvido em Portugal:
- Estudo realizado com o intuito de analisar como um robot desenvolvido para crianças, no caso concreto o Furby, usado como um robot terapêutico para pacientes idosos com demência e institucionalizados (Veja noticia aqui);
- Criação do “nando”, um robot que tem como finalidade guiar os doentes pelos diferentes locais dentro das instalações hospitalares.
Num ambiente de partilha e contribuindo para a criação de valor, enriquecimento profissional e pessoal de todos os colaboradores, a sessão teve lotação esgotada, demonstrando assim a importância do tema.