Notícias

Adotar boas práticas com “A Segurança da Informação”

14 Novembro, 2017

No mundo em que vivemos, a cibersegurança e a proteção de dados estão na ordem do dia.

Neste contexto, e como responsável por promover a segurança da informação no Serviço Nacional de Saúde, a SPMS, EPE elaborou “A Segurança da Informação”, um manual informativo, com linguagem acessível, apelativa e informal, no qual divulga regras simples e pequenos gestos a adotar que fazem a diferença, como os dez mandamentos de segurança.

Nos dias que correm, a implementação de boas práticas torna-se imprescindível para incrementar a proteção de dados e aumentar a capacidade de resposta a potenciais ataques cibernéticos.

As organizações precisam da colaboração de todos os profissionais para reforçar a segurança da informação e prepararem-se para o novo Regulamento Geral sobre a Proteção de Dados, constante do Regulamento (UE) 2016/679, designado por General Data Protection Regulation (GDPR) e aplicável a partir do dia 25 de maio de 2018.

Recomendamos a leitura do manual “A Segurança da Informação”.

Seguranca_informacao

SPMS intervém na conferência “Desafios da Cibersegurança”

8 Março, 2024

A preparação dos sistemas digitais públicos e privados é um desafio de longa duração e um trabalho em permanente atualização, que deve começar por “capacitar as pessoas para mudar comportamentos”, defendeu Jéssica Domingues, coordenadora da Unidade de Cibersegurança da SPMS, na conferência “Desafios da Cibersegurança”, que decorreu em Lisboa, ontem, dia 6 de março. Para […]

SPMS dinamiza atividades no “Mês Europeu da Cibersegurança”

30 Outubro, 2023

O Mês Europeu da Cibersegurança (European CyberSecurity Month – ECSM) é comemorado em outubro, com diversos eventos e atividades nos vários países europeus.   Sob o tema “Cibersecurity is a shared responsability”, visa implementar as boas práticas para a utilização do ciberespaço e sensibilizar cidadãos, empresas e organizações públicas para comportamentos a adotar no âmbito da […]

Notícias NEWSLETTER 01_Site SPMS_Em foco

SPMS integra Rede Nacional de CSIRT

14 Dezembro, 2020

A SPMS passou a integrar, desde esta segunda-feira, 14 de dezembro, a Rede Nacional de CSIRT (Computer Security Incident Response Team). A equipa de resposta a incidentes da SPMS (CSIRT SPMS) é o primeiro elemento do setor da Saúde em Portugal a fazer parte desta rede.

Voltar
Voltar para o topo.