Decorreu hoje, dia 30 de novembro, no Centro de Transplantação de Lisboa (Hospital Pulido Valente), a assinatura de um Protocolo de Cooperação entre a SPMS, EPE e o Instituto Português do Sangue e da Transplantação (IPST), tendo por base o interesse público.
Numa lógica de partilha, otimização de recursos e a fim de garantir uma melhor eficiência e, consequentemente, maior sustentabilidade do Serviço Nacional de Saúde, a SPMS, EPE e a IPST estabelecem um protocolo para o desenvolvimento de atividades conjuntas, no âmbito da divulgação e sensibilização para a vacinação e para a dádiva de sangue, bem como na divulgação e promoção dos sistemas de informação e comunicação da Saúde, que permitam uma maior proximidade do cidadão ao SNS.
Henrique Martins e Artur Trindade Mimoso, Presidente do Conselho de Administração e Vogal Executivo da SPMS, EPE, respetivamente, participaram na sessão.
Com a participação do Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, na sessão também foi assinado um Protocolo-Quadro entre o IPST e os hospitais, com maior colheita para fracionamento do plasma, iniciando a segunda fase do Programa Estratégico de Fracionamento de Plasma Humano 2015-2019. Através deste acordo, e já a partir de janeiro, os hospitais asseguram a entrega ao IPST de uma parte do plasma que colhem.