A Autoridade da Concorrência (AdC) apresentou, hoje, dia 27 de novembro, na sede da SPMS, EPE, em Lisboa, uma sessão sobre o Combate ao Conluio na contratação pública.
Os dirigentes da SPMS, com responsabilidades na área da contratação pública, finanças, assuntos jurídicos e auditoria interna, tiveram oportunidade de participar nesta sessão de esclarecimento.
Com intervenções de Ana Sofia Rodrigues, economista-chefe da AdC, e Jorge Ferreira, chefe da Unidade Anti Cartel do Departamento de Práticas Restritivas, este encontro teve como objetivo a apresentação do plano estratégico da AdC para o combate ao conluio na contratação publica.
Este tipo de comportamento leva a condições menos favoráveis para o Estado, do que as que resultariam de uma concorrência efetiva, traduzindo-se em preços mais elevados, qualidade inferior e menos inovação.
Iniciativas como esta revestem-se de grande importância para entidades com responsabilidade em matéria de contratação pública.
O combate ao conluio é, desta forma, um interesse de todos, considerando que a contratação pública é financiada com o dinheiro dos contribuintes e, por essa razão, o Estado procura fazer mais e melhor por um preço mais baixo, com base na concorrência saudável entre empresas.
contratação | fraude | SPMS