A SPMS, EPE, promove hoje, dia 23 de novembro, no Centro de Congressos de Lisboa, o evento “SNS – Melhores Dados Mais Transparência”, com o objetivo de debater as várias vertentes do ciclo de vida dos dados.
Contando com a participação de vários especialistas nacionais, a conferência arrancou com Henrique Martins, presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, numa referência à importância da transparência de partilha de dados do SNS, área em que a SPMS tem sido elemento-chave, e na qual continua a trabalhar.
Os desafios na criação e interoperabilidade dos dados, a nível operacional e tecnológico, foi o tema que abriu o debate, sob o mote “Criar e Partilhar”, focando-se na dispersão da origem dos dados e como se podem interligar para procurar respostas a necessidades específicas.
Nesta reunião debateu-se, também a pressão na validação de qualidade de dados, desmistificando-os para ser possível tirar partido deles, numa era em que são divulgados ao segundo. No contexto da literacia na saúde, destacou-se a sensibilização de profissionais da saúde para a criação de melhores dados e na promoção das ferramentas da saúde existentes para os utentes, como principais soluções na transparência de dados.
Durante a tarde, será feita a apresentação dos mais recentes desenvolvimentos da plataforma BICSP, um novo sistema de Business Intelligence para os Cuidados de Saúde Primários (BI CSP).
SNS | SPMS | transparência