A SPMS promoveu hoje, 14 de novembro, um workshop no âmbito da cibersegurança no setor da saúde, que decorreu na sua sede em Lisboa.
Com sala cheia, o workshop reuniu peritos da ENISA – Agência Europeia para a Segurança das Redes e da Informação e responsáveis TIC das instituições de saúde, dos setores privado e público, antecedendo a conferência europeia, já com lotação esgotada, que se irá realizar amanhã, 15 de novembro, sob a organização da SPMS e da ENISA.
Em debate, a Diretiva NIS (networks and information security – segurança das redes e da informação), nomeadamente a sua implementação nos diferentes estados-membros, bem como os mecanismos de reporte de incidentes e partilha de conhecimento de todas as organizações de saúde.
Na sua intervenção Henrique Martins, presidente da SPMS, referiu-se à perceção de risco nos cuidados de saúde, apresentando os resultados de um inquérito feito às entidades, de forma a aferir o nível de conhecimento e de maturidade sobre cibersegurança no setor da saúde. Reforçando a importância da segurança da informação, Henrique Martins apelou à implementação de regras e boas práticas, por parte de todos os profissionais do setor.
A Notificação Obrigatória de Incidentes de Cibersegurança das entidades do SNS e dos órgãos, serviços e organismos do Ministério da Saúde foi o mote da intervenção de Nuno Lucas, coordenador do Núcleo de Cibersegurança da SPMS.
Liveri Dimitra e Athanasios Drougkas, da ENISA, centraram-se num estudo sobre a diretiva NIS nos diferentes estados-membros, enunciando, também, algumas das principais recomendações da ENISA.
A SPMS, EPE, enquanto responsável por garantir a segurança da informação no Serviço Nacional de Saúde, tem contribuído para promover a estratégia nacional e europeia de proteção aos sistemas de segurança, de modo a fomentar a proteção de dados contra quebras de confidencialidade e de integridade das instituições e, assim, melhorar a capacidade de reposta a potenciais ciber-riscos.
O debate à escala europeia continua amanhã, a partir das 08h30. Pode assistir ao evento em direto, através do site da SPMS: https://www.spms.min-saude.pt/