Em alinhamento com os princípios do Ministério da Saúde, e no âmbito da transparência, proximidade e de uma comunicação mais efetiva, a SPMS, EPE tem estado a desenvolver, desde meados de 2016, a reestruturação dos websites das mais de 50 instituições que integram o Ministério da Saúde e o Serviço Nacional de Saúde (SNS).
Com a finalidade de desenvolver a harmonização e melhorar a acessibilidade dos portais digitais, a SPMS, EPE, enquanto responsável pelos sistemas de informação da saúde, tem estabelecido um contacto de maior proximidade com as instituições, promovendo a realização de diversas reuniões, de forma a recolher contributos para melhorar os websites.
A Administração Central do Sistema de Saúde (ACSS) foi a primeira organização onde ocorreu a harmonização do website, incorporando-se novas funcionalidades e as melhores práticas de usabilidade e de navegação.
A adaptação para as versões mobile e a criação de ambientes de Desenvolvimento, Qualidade e Produção, seguindo as diretrizes de acessibilidade para o Conteúdo Web (Web Content Acessibility Guideline – WCAG) do Consórcio World Wide Web (W3C) têm sido os principais desafios da SPMS, EPE. Para além do site da ACSS, o portal da Inspeção-Geral das Atividades em Saúde (IGAS) e do Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS) são exemplos bem-sucedidos.
Portugal tem estado na vanguarda da acessibilidade WEB e tem sido pioneiro na introdução e modernização de normas abertas e transparentes para a informação em suporte digital, promovendo, assim, a liberdade tecnológica dos cidadãos e organizações, e a interoperabilidade dos sistemas informáticos.
De acordo com o Decreto Lei n.º 36/2011 de 21 de junho, todos os portais dos órgãos de soberania, serviços de administração pública central e regional e setor empresarial do Estado são regulados de acordo com a Agência para a Modernização Administrativa, I.P. (AMA).
Sendo a informação fundamental para se dar a conhecer o Serviço Nacional de Saúde, a SPMS, EPE vai continuar a trabalhar em prol de serviços dotados de maior eficácia, eficiência e tecnologicamente mais inovadores.