No âmbito da iniciativa governamental “Roteiro da Inovação”, realizou-se hoje, 21 de fevereiro, o evento referente à temática “Inteligência Artificial”, que marca o arranque do novo programa de financiamento para projetos de investigação que incentivem o uso da inteligência artificial na Administração Pública. O evento decorreu na FCT NOVA- Faculdade de Ciências e Tecnologia, no Campus da Caparica.
A SPMS, EPE, representada por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, participou neste evento que anunciou o programa de financiamento e arranca com quatro projetos experimentais, entre os quais, o projeto resultante de uma parceria entre a SPMS, EPE e o Instituto Gulbenkian de Ciência, tendo como finalidade a análise da informação das receitas eletrónicas passadas pelos médicos e, assim, combater a prescrição excessiva e inadequada de antibióticos.
Ao longo dos próximos três anos, serão disponibilizados dez milhões de euros. O primeiro concurso público começa a 15 de março, terminando no final de abril e candidatar-se entidades da Administração Pública em parceria com entidades de investigação. A atribuição dos fundos fica a cargo da Fundação para a Ciência e a Tecnologia.
A sessão de hoje contou com as presenças do Primeiro-Ministro, António da Costa, da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, do Ministro da Ciência Tecnologia e Ensino Superior, Manuel Heitor e, ainda, de representantes de várias empresas.