Notícias

SClínico Urgência em debate na SPMS

26 Fevereiro, 2018

Realizou-se hoje, dia 26 de fevereiro, o workshop “Serviços de Urgência e os sistemas de informação: Melhorar o SClínico Urgência”, promovido pela SPMS, EPE. nas instalações do Centro de Contacto do SNS24, em Lisboa, com o objetivo de refletir sobre o papel dos Sistemas de Informação (SI) nas várias fases do circuito de Serviço de Urgência (SU).

No contexto da reformulação do módulo SClínico de urgência, esta reunião juntou representantes de vários centros hospitalares para “recolher contributos para chegar a um consenso no que melhorar, no que já existe e aferir o que não existe”, como referiu Bruno Trigo, Coordenador de Sistemas de Cuidados Hospitalares da SPMS, EPE. Os contributos destes hospitais, com dimensões e sistemas de urgência distintos, são uma mais-valia para identificar necessidades e desenvolver um SI que permita dar resposta à maioria dos problemas.

Desenvolvidos pela SPMS, os Sistemas de Informação SClínico/SONHO inserem-se na estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica do Serviço Nacional de Saúde, de modo a uniformizar procedimentos de registos clínicos, práticas e informação a nível nacional, possibilitando uma melhor assistência e acompanhamento ao utente.

Na perspetiva de melhoria e otimização dos sistemas de SU (pré-hospitalar, admissão, triagem, abordagem clínica, prescrição, entre outras), a SPMS, EPE. irá continuar a dinamizar o debate, com vista a um maior envolvimento dos profissionais nos SI do SNS.

sclinico
sclinico1

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.