Notícias

SPMS dinamiza sessões de trabalho com setor convencionado sobre Exames Sem Papel

23 Fevereiro, 2018

No âmbito do projeto Exames Sem Papel, a SPMS promoveu duas sessões de trabalho com vários representantes de laboratórios do Norte e Sul do país que decorreram, simultaneamente, nas instalações em Lisboa e no Porto, hoje, dia 23 de fevereiro.

Visando o processo da desmaterialização total dos exames, a SPMS apresentou e sensibilizou os participantes para as vantagens dos Exames Sem Papel. “Se conseguirmos eliminar o número de exames que nunca são levantados (…), vamos poupar tempo e recursos”, foi a ideia chave que Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, deixou aos representantes dos laboratórios do setor convencionado, durante a sessão de abertura, em Lisboa, com transmissão por videoconferência para o Porto.

prof henrique exames

Com as intervenções de Nilton Nascimento e Cristina Santos, respetivamente Coordenador e Gestora deste projeto, foram apresentados os resultados da disponibilização digital dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT) das entidades que são pioneiras desta iniciativa.

Além dos benefícios na redução de custos, o projeto permite ao cidadão reduzir deslocações e acelerar o processo de diagnóstico, uma vez que os resultados podem ser consultados pelo utente na sua Área do Cidadão do Portal SNS e pelo médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional.

Em breve vão começar a ser implementados projetos-piloto para a prescrição sem papel dos exames.

Integrado no processo de transformação digital na Saúde, Exames Sem Papel pretendem, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais, alcançar a total desmaterialização do processo de prescrição, prestação e faturação de MCDT.

nilton nascimento exames
cristina santos exmes

Lançamento de Nova Triagem Digital no SNS 24

1 Janeiro, 2025

A Linha SNS 24 dá mais um passo na modernização do atendimento em saúde, com o lançamento de uma triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos. Esta inovação foi desenvolvida para melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões […]

Registo de Saúde Eletrónico Único I Guia de implementação de partilha de alergias e intolerâncias

27 Dezembro, 2024

A SPMS dá mais um passo importante para melhorar os serviços digitais da saúde em Portugal, com a publicação de novas especificações técnicas para facilitar a partilha de informações sobre alergias e intolerâncias entre diferentes sistemas de saúde. Entre 19 de julho e 16 de agosto de 2024, estas especificações estiveram disponíveis para consulta pública. […]

Voltar
Voltar para o topo.