“É verdade que tem 40 anos de passado, mas não é só presente, é futuro”, sublinhou o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, na sessão de encerramento do terceiro dia do “Portugal eHealth Summit”, ao referir-se à importância do Serviço Nacional de Saúde para o país”, salientando que o futuro da saúde passa pelo digital, o tema central da cimeira.
“Estão a ser protagonistas de uma revolução na sociedade portuguesa, na sociedade contemporânea”, adiantou Marcelo Rebelo de Sousa, reforçando que Portugal está na “liderança do digital” e está, também, a ocorrer uma “revolução silenciosa nas universidades, nos centros de investigação de excelência, na cultura, no social”, sendo necessário chegar a mais pessoas.
Anteriormente ao discurso do Presidente da República, o Ministro da Saúde, Adalberto Campos Fernandes, destacou a modernização e o desenvolvimento tecnológico de processos e entidades como sendo a garantia de futuro e sucesso da maior conquista da democracia portuguesa: o SNS.
Marcelo Rebelo de Sousa visitou a área de exposição do evento, conhecendo projetos e serviços tecnológicos inovadores das várias empresas participantes, acompanhado pelo Ministro da Saúde e pelo Ministro da Cultura, Luís Filipe de Castro Mendes.
O terceiro dia contou ainda com as participações do Secretário de Estado das Infraestruturas, Guilherme d´Oliveira Martins, na sessão oficial de abertura e, durante a tarde, com a Secretária de Estado Adjunta e da Modernização Administrativa, Graça Fonseca.