O Centro Nacional de TeleSaúde (CNTS), sob a responsabilidade da SPMS, EPE, promoveu a primeira reunião com os Promotores Internos de telessaúde (PIT), em conjunto com o Coordenador Regional da Telessaúde da ARS Algarve, que decorreu no dia 23 de abril, na sede da ARS Algarve, em Faro.
No âmbito da estratégia nacional da telessaúde, do reforço da articulação e do trabalho de proximidade com as regiões de saúde, os representantes do CNTS tiveram a oportunidade de ficar a conhecer o trabalho desenvolvido ao longo dos últimos anos pelos cuidados de saúde primários algarvios, em articulação com os cuidados de saúde hospitalares (ARS Algarve e o Centro Hospitalar Universitário do Algarve -CHUA) na área da telemedicina, mais especificamente nas especialidades de dermatologia, reumatologia e, mais recentemente, cardiologia.
A reunião serviu também para a articulação com os promotores locais internos de telessaúde nos três Agrupamentos de Centros de Saúde da região e no CHUA, que irão assumir um importante papel na apresentação de contributos para, em conjunto com o CNTS, desenharem os próximos passos nesta área. Os promotores locais farão parte do trabalho de desenvolvimento e expansão das teleconsultas e outras iniciativas de telessaúde na região do algarve em conjunto com o CNTS e o CRT. Na reunião estiveram presentes o Vogal Conselho Diretivo da ARS Algarve, Tiago Botelho, o Coordenador Regional de Telemedicina do Algarve, António Pina, e a Diretora Executiva do ACES Sotavento, Luísa Prates, e representantes do CNTS, Patrícia Loureiro e Rafael Franco. Potenciar a inovação e utilização das TIC, bem como promover sinergias através de uma rede inclusiva de parceiros para aproximar o cidadão à sua saúde é a grande prioridade do CNTS.