Com o objetivo de simplificar a vida dos cidadãos, a Área do Cidadão do Portal SNS integra o processo de transformação digital da Saúde e tem mais de 1,8 milhões de inscritos, número com forte tendência e margem para aumentar, acompanhando o crescimento da literacia digital.
Uma situação constatada entre os dias 20 e 23 de março, período em que decorreu a 2ª edição do “Portugal eHealth Summit” e durante o qual foi registado um aumento exponencial de inscritos nesta plataforma online, superior a oito vezes, ou seja, o número subiu para 8 mil inscritos por dia, quando por norma há 1 000 cidadãos a tomar esta iniciativa.
Com várias vantagens associadas, a Área do Cidadão permite efetuar uma melhor gestão dos dados de saúde e aceder a um conjunto de funcionalidades, como a consulta de registos clínicos, do boletim de vacinas digital, do tempo de espera para uma cirurgia, ou a marcação de consultas com o médico de família, entre muitos outros serviços.
No decorrer da cimeira, os números das três aplicações móveis da família MySNS também aumentaram, isto é, os downloads da MySNS Tempos, MySNS e MySNS Carteira triplicaram durante os quatro dias do evento.
Sob a coordenação da SPMS, EPE, a Área do Cidadão do Portal SNS pretende agilizar procedimentos, facilitar a vida aos cidadãos e continuar a desenvolver mais e melhores serviços, promovendo a proximidade do profissional de saúde e do utente ao SNS.
Se ainda não se registou, pode fazê-lo em www.sns.gov.pt/cidadao