A SPMS, EPE participou no Simpósio de Medicina Cardiovascular de Coimbra 2018, no dia 12 de maio, que decorreu no Hotel Vila Nova Galé, em Coimbra, no qual apresentou o projeto Exames Sem Papel. “Partilha de MCDTs entre a MGF e a Cardiologia?” foi a temática abordada por Nilton Nascimento, da Direção de Sistemas de Informação da SPMS, EPE.
Sob o lema “Grandes desafios na prática clínica”, este evento, organizado pela Associação de Solidariedade Social em Cardiologia, apresentou vários casos clínicos. A apresentação da SPMS incidiu, essencialmente, nas vantagens dos Exames Sem Papel, sobretudo na partilha de resultados dos Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDTs) , pretendendo incrementar a aproximação do médico ao cidadão, poupando recursos e tempo, através da utilização de múltiplas plataformas de serviços centrais.
Integrado no processo de transformação digital na Saúde, este projeto constitui uma importante iniciativa do Ministério da Saúde, cuja finalidade é alcançar a total desmaterialização do processo de prescrição, prestação e faturação de MCDTs.