Notícias

RIS2020 – Mais serviços, melhor qualidade

4 Maio, 2018

A RIS – Rede Informática da Saúde é uma rede privada multimédia que faz a ligação entre as redes locais de todos os organismos e serviços do Ministério da Saúde, assegurando a interligação das instituições de saúde e assumindo um papel vital na atividade diária de todo o Serviço Nacional de Saúde (SNS).

Englobando mais de 2 200 circuitos de dados, distribuídos pelas várias instituições do SNS, a RIS é um ponto fulcral de todo o sistema informático do Ministério da Saúde, sendo o acesso e bom uso da informação um fator crucial para a qualidade dos cuidados de saúde e sustentabilidade do SNS.

Desde 2014, e por um período de 3 anos, a RIS foi definida e implementada com recurso a um programa de procedimento de diálogo concorrencial. Face à proximidade do término do prazo de vigência do contrato da atual RIS, e ao desenvolvimento tecnológico verificado desde a sua entrada em funcionamento, a SPMS, EPE identificou uma oportunidade estratégica de proporcionar uma nova Rede de Informação de Saúde, designada RIS2020.

A premência nesta contratação é ainda maior tendo em conta as exigências em termos de velocidade de comunicações que, atualmente, são muito superiores, bem como a utilização de sistemas de informação, no quadro do setor da saúde a nível nacional, implicando uma sobrecarga da rede, incompatível com a capacidade atual. A RIS2020 catapulta o conceito da atual RIS para níveis de serviço e complexidade não alcançáveis no atual modelo.

Neste contexto, foi publicada ontem, 3 de maio, em Diário da República, a Portaria conjunta das Finanças e da Saúde n.º 255/2018, apresentando a necessidade de contratação, devido ao prazo de vigência do contrato da atual RIS estar a terminar.

A RIS2020 prevê um conjunto de melhorias e novos serviços, com claros benefícios qualitativos e económicos, destacando-se:

  • maior largura de banda em todo o Serviço Nacional de Saúde, de forma a promover a qualidade e acesso aos cuidados e, simultaneamente, reduzir desperdício;
  • melhorar os serviços telefónicos nos Cuidados de Saúde Primários;
  • criar novos padrões de cibersegurança e de segurança de dados em todo o SNS, visando fazer face às ameaças, cujo impacto pode ter importantes repercussões nas atividades das organizações do Ministério da Saúde.

O processo aquisitivo visa a exploração da RIS2020 por um período de 4 anos.

Consulte na íntegra a Portaria n.º 255/2018 – Diário da República n.º 85/2018, Série II de 2018-05-03 115209805

Temas

|

banner-ris

SPMS debate cibersegurança na saúde na IT Security Conference 2024

31 Outubro, 2024

Na terceira edição da IT Security Conference, que reuniu, no passado dia 10 de outubro, cerca de 500 profissionais de cibersegurança em Lisboa, Jéssica Domingues participou na mesa-redonda “A evolução da tecnologia para a defesa da organização”. O debate procurou explorar diferentes perspetivas sobre a integração da cibersegurança em setores críticos. Ao lado de representantes […]

SPMS participa na 14.ª Conferência de Valor APAH

29 Outubro, 2024

O vogal executivo da SPMS, Nuno Costa, participou na 14.ª Conferência de Valor APAH – Associação Portuguesa de Administradores Hospitalares, que decorreu no Grande Hotel do Luso, nos dias 25 e 26 de outubro.  Moderado pela jornalista Paula Rebelo, o painel de discussão sobre a estratégia de implementação da Inteligência Artificial no sistema de saúde […]

Conferência Internacional sobre Saúde em Portugal conta com participação da SPMS

29 Outubro, 2024

“Cuidados de Saúde em Portugal” foi o tema da Conferência Internacional organizada pela APM-RedeMut – Associação Portuguesa de Mutualidades e da Associação Internacional de Mutualidades (AIM), realizada no dia 24 de outubro, em Lisboa. A SPMS participou nesta iniciativa a convite da AIM. O evento procurou apresentar o sistema de saúde português aos representantes das […]

Voltar
Voltar para o topo.