A SPMS recebeu, ontem, na sua sede em Lisboa, a Health Level Seven International (HL7), organização especialista em standards de sistemas informáticos. Em representação da HL7, Catherine Chronaki, secretária-geral da organização, partilhou alguns dos principais contributos da HL7, enquanto standard para a interoperabilidade de sistemas.

Esta criação de sinergias é bastante importante, uma vez que uma das fortes apostas da SPMS passa por investir em standards internacionais, adaptando à realidade portuguesa o conhecimento e experiência partilhada em consórcios internacionais. Desta forma, têm sido desenvolvidos standards de interoperabilidade, em particular em HL7, refletindo o posicionamento estratégico da SPMS nesta área.

Atualmente, a SPMS tem três brokers (integradores), um para cada um dos seguintes contextos: Local – LIGHt – Local Interoperability Gateway for Healthcar; Nacional – PNB – Portuguese National Broker e Internacional – NCP – National Contact Point, sendo que, cada um destes sistemas, utiliza o standard HL7.
