Notícias

SPMS integra Projeto RISCAR

18 Maio, 2018

A SPMS, EPE é uma das entidades parceiras do projeto RISCAR – Rede Ibérica de Promoção da Saúde da Criança, financiado e apoiado pelo POCTEP – 2014-2020, INTERREG, com o propósito de criar um observatório de saúde infantil de carácter transfronteiriço, apoiar o intercâmbio de conhecimento e de atualização científica dos profissionais ligados à Saúde Infantil e, ainda, promover estratégias de apoio ao exercício positivo da parentalidade.

No âmbito deste projeto, a SPMS, EPE participa no Seminário Científico sobre Saúde Infantil, que decorre, hoje, em Sevilha, para promover o debate sobre saúde infantil e as estratégias de atenção mais adequadas, baseadas nos Direitos da Criança. Este evento conta com cerca de 200 profissionais de saúde do Sistema Público de Saúde da região de Andaluzia, especialistas e profissionais portugueses e espanhóis das entidades beneficiárias do Projeto RISCAR.

A SPMS participou, também, numa reunião com os representantes das oito entidades parceiras do Projeto, de forma a reforçar a colaboração inter-regional na gestão do conhecimento sobre bem-estar e saúde infantil, quer na vertente científica dos profissionais, quer no fortalecimento das competências parentais.

riscar1

Em Portugal, além da SPMS, a Direção-Geral da Saúde e a Administração Regional de Saúde do Algarve são as outras entidades parceiras do projeto e, em Espanha, são a Universidade de Cádiz, a Consejeria de Salud Junta de Extremadura, a Consejeria de Salud Junta de Castilla y Leon, a Consejeria de Salud Junta de Galícia, a Consejeria de Salud Junta de Andalucia.

Para continuar o debate sobre o Projeto RISCAR, o próximo seminário está agendado para os dias 24 e 25 de outubro, em Mérida.

riscar2
Temas

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.