Realizou-se durante o dia de hoje, na sede da SPMS em Lisboa, a 4ª Reunião de Grupo de Trabalho de Acordos-Quadro de Bens e Serviços Transversais e para a Saúde.
Andreia Torres, Diretora de Compras de Bens e Serviços Transversais, deu inicio à sessão, começando por destacar a entrada em vigor da nova Lei de execução do Orçamento de Estado, salientando que poderá trazer várias vantagens e benefícios às compras centralizadas.
Neste momento, estão em vigor 24 Acordos-Quadro (AQs) e em tramitação cerca de 10, na área das Compras de Bens e Serviços Transversais.
Estiveram em análise, e com contributos dos participantes da sessão anterior, os AQs sobre os Serviços de Transportes e Mudanças de Imobilizado; Serviços de Recolha e Custódia de Arquivo e sobre Consultoria em Tecnologias Mobile.
A segunda parte da sessão, apresentada por Andreia Túlia Oliveira, coordenadora da Unidade de Compras Agregadas de Bens e Serviços de Saúde, foi também analisado o estado dos AQs em vigor e em tramitação, havendo um espaço para perguntas e respostas sobre os mesmos e ainda para os contributos e sugestões que cada Entidade tem a fazer aos AQs em tramitação.
Estas sessões têm como objetivo perceber as necessidades de cada Hospital, e fazer um ponto de situação relativo a cada reunião anterior, onde a SPMS apresenta as suas propostas de Acordos-Quadro em resposta às necessidades previamente faladas.
Desta forma, é possível os vários representantes de entidades do Serviço Nacional de Saúde darem os seus inputs e sugestões à melhoria dos AQs, de forma a que estes cubram todas as suas necessidades.
Nesta sessão estiveram presentes os representantes das Unidades de Saúde da Unidade Local de Saúde Litoral Alentejano; Administração Central do Sistema de Saúde ; Hospital de Magalhães Lemos, EPE; Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE; Administração Regional de Saúde do Alentejo; Administração Regional de Saúde do Algarve; Centro Hospitalar de Lisboa Ocidental, EPE; Unidade Local de Saúde do Norte Alentejano; Administração Regional de Saúde do Norte; Centro Hospitalar de Leiria; Centro Hospitalar do Médio Tejo; Hospital da Senhora da Oliveira, Guimarães EPE; Hospital Garcia de Orta; Centro Hospitalar do Porto; Serviço de Saúde da Região Autónoma da Madeira, EPE; Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga E.P.E.; Hospital do Espírito Santo de Évora; INFARMED e o Serviço de Utilização Comum dos Hospitais.