No âmbito do projeto Exames Sem Papel, a SPMS promoveu uma sessão de apresentação do Catálogo Português de Análises de Laboratório (CPAL), nas suas instalações em Lisboa e no Porto, no passado dia 7 de junho. O CPAL é um projeto desenvolvido por um grupo de trabalho multidisciplinar, focado na área da Patologia Clínica.
Decorre do esforço de Informatização que se tem verificado no setor da saúde, tendo como objetivo uniformizar uma linguagem padronizada e universal entre os profissionais de saúde e os sistemas de informação que suportam a sua prática e os seus registos, promovendo assim a interoperabilidade semântica e técnica.
Contando com a presença de representantes de empresas fornecedoras de software, e que já trabalham com a SPMS, nomeadamente: Alert; AppClinic; Confidentia; GlobalSoft; Maxdata; SICAD; Sisbit; Slice; Werfen; Wintouch, a sessão incidiu, essencialmente, na análise dos prazos e nos principais fatores que poderão influenciar a adesão ao projeto e a adaptação dos softwares à desmaterialização.
O CPAL, versão 1.2., está disponível para consulta e download no website do Centro de Terminologias Clínicas www.ctc.min-saude.pt, uma iniciativa da SPMS, com governança tripartida entre ACSS, DGS e SPMS.
cpal | examessempapel | SPMS