Notícias

Fracionamento do plasma português com visto do Tribunal de Contas

8 Junho, 2018

O Tribunal de Contas concedeu, esta semana, o visto ao contrato resultante do procedimento concursal centralizado para aquisição de serviços de fracionamento do Plasma Português, tramitado pela SPMS, EPE, através do procedimento de Diálogo Concorrencial.

Este procedimento de contratação, inovador e complexo, permitiu que se fizesse uma aquisição pública mais vantajosa e, pela primeira vez, Portugal terá plasma humano exclusivamente nacional, contribuindo para assegurar a autossuficiência do país, no que respeita aos produtos derivados do plasma humano e reduzindo, de forma significativa, os custos do Serviço Nacional de Saúde.

Como entidade que presta serviços partilhados, nomeadamente na área de compras às entidades com atividade específica no setor da saúde, a SPMS, EPE tem como objetivo estratégico “centralizar, otimizar e racionalizar” a aquisição de bens e serviços no Serviço Nacional de Saúde.

O Instituto Português do Sangue e Transplantação, I.P. (IPST), entidade responsável por aproximadamente 60% da colheita de sangue nacional,  atribuiu à SPMS o processo de contratação de serviços para fracionamento do plasma humano exclusivamente português, tendo em conta a necessidade e a complexidade técnica dos bens e serviços a adquirir, e não dispondo de capacidade técnica suficiente para encontrar a solução mais adequada. Anteriormente, a aquisição desagregada e desarticulada de plasma humano, pelas diferentes instituições hospitalares utilizadoras do mesmo, incorria em custos elevados.

Através do Diálogo Concorrencial (com os operadores interessados) estima-se que, com este procedimento de contratação inovador, o Ministério da Saúde obtenha uma poupança na ordem dos 40 % dos gastos com estes produtos, que se poderá traduzir no valor de 1 Milhão de euros, embora o principal objetivo seja maximizar o plasma recolhido e, dessa forma, respeitar as dádivas voluntárias e não remuneradas.

Os primeiros medicamentos derivados do plasma nacional: albumina, imunoglobulina e fator VIII, serão entregues ao IPST, IP em dezembro próximo, seguindo-se a distribuição aos serviços hospitalares utilizadores, a partir dessa data.

Registo de Saúde Eletrónico Único I Guia de implementação de partilha de alergias e intolerâncias

27 Dezembro, 2024

A SPMS dá mais um passo importante para melhorar os serviços digitais da saúde em Portugal, com a publicação de novas especificações técnicas para facilitar a partilha de informações sobre alergias e intolerâncias entre diferentes sistemas de saúde. Entre 19 de julho e 16 de agosto de 2024, estas especificações estiveram disponíveis para consulta pública. […]

SPMS na liderança da saúde digital global em 2024

27 Dezembro, 2024

A SPMS tem alcançado um progresso assinalável na área da saúde digital global e, em 2024, Portugal reforçou o seu compromisso com as metas de Saúde da Década Digital. Este ano, o Núcleo de Saúde Digital Global e Relações Internacionais (NSDGRI) da SPMS continuou a marcar um forte investimento na saúde digital global, com a […]

Expansão dos serviços e reforço de recursos em ano histórico para a Linha SNS 24

26 Dezembro, 2024

A Linha SNS 24 atendeu, no ano que agora termina, mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro (87%) do mesmo período do ano anterior. Este resultado histórico é consequência da expansão de serviços e tem sido sustentado, ao longo dos últimos meses, por reforços nos recursos humanos e simplificação de processos, com o […]

Voltar
Voltar para o topo.