Notícias

HL7 Portugal em análise na SPMS

22 Junho, 2018

No âmbito da “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, a SPMS promoveu o workshop “HL7 Portugal”, que teve lugar, hoje, nas instalações da SPMS do Porto.

HL7 Portugal (Health Level Seven) é um protocolo de transmissão de mensagens de equipamentos médicos, sistemas administrativos e bases de dados médicas, desenvolvido pelo HL7 International.

O HL7 é um protocolo internacional para intercâmbio de dados eletrónicos em todos os ambientes da área da saúde, integrando informações de natureza clínica e administrativa.

Contando com a participação de Catherine Chronaki, Secretária-geral do HL7 International Foundation e de Giorgio Cangioli, representante do HL7 em Itália, e devários profissionais da SPMS e de outras entidades, o workshop foi bastante interativo e profícuo, permitindo a partilha de diferentes experiências e a análise de casos portugueses. 

78
73

Os grandes objetivos do HL7 passam por promover o uso de standards dentro dos domínios da área da saúde e os controladores e reguladores a nível internacional, bem como promover a formação da utilização de standards e fornecer serviços de certificação.

Durante o workshop, a SPMS apresentou e explicou o funcionamento do PNB (Portuguese Nacional Broker), um sistema complexo, envolvendo várias entidades e componentes de software, desenvolvido pela SPMS, EPE, com a missão de promover a adoção dos standards internacionais, recomendados pela indústria de eHealth nas interfaces (existentes ou a desenvolver), com sistemas SPMS de âmbito nacional. 

757

O seu principal foco passa por atingir, não só a Interoperabilidade do ponto de vista técnico, mas também do ponto de vista semântico e legal. O PNB integra o fluxo de vários projetos e produtos, permitindo a troca de mensagens entre sistemas, através da disponibilização e/ou consumo de serviços, implementando mecanismos de segurança ao nível da autenticação e controlo de acessos.

O debate passou, assim, pela abordagem à comunidade do HL7 Portugal e à sua visão que pretende incrementar a aceitação e o uso do HL7 internacional para que seja possível aceder, em qualquer parte, à informação clínica correta quando necessário. Suscitando interesse nos participantes, que esclareceram várias dúvidas, este workshop foi mais uma oportunidade para discutir questões no âmbito dos desenvolvimentos do HL7 Portugal. 

ultima

Comissão Europeia elogia “2nd Lisbon eHealth Summer Week”

29 Junho, 2018

A Comissão Europeia elogiou a “2nd Lisbon eHealth Summer Week”, pela organização, reforço de sinergias e partilha de boas práticas em matéria de saúde digital. Promovida pela SPMS, EPE, a iniciativa decorreu entre 19 e 22 de junho, no Centro Cultural de Belém e, simultaneamente, realizaram-se reuniões de projetos internacionais nas instalações da SPMS, em Lisboa e no Porto.

eHMSEG marca encerramento da “2nd Lisbon eHealth Summer Week”

22 Junho, 2018

No último dia da “2nd Lisbon eHealth Summer Week” realizaram-se duas reuniões técnicas, no Centro Cultural de Belém, relacionadas com a ETHEL e o eHMSEG, e que contaram com a presença de participantes de diferentes Estados-Membros da União Europeia.

Lisbon eHealth Summer Week, vista de lisboa

Projeto europeu “Continua” em debate na SPMS

21 Junho, 2018

Inserindo-se na iniciativa “2nd eHealth Summer Week”, a SPMS promoveu hoje, 21 de junho, nas suas instalações, em Lisboa, a sessão sobre o projeto “Continua”, integrado na PCH Alliance (Personal Connected Alliance), organização da qual a SPMS é membro.

Voltar
Voltar para o topo.