Está a decorrer, nesta quinta-feira, a iniciativa que marca o arranque da desmaterialização da requisição de MCDT (Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica), contando com a participação de Rosa Valente de Matos, Secretária de Estado da Saúde, na USF da Baixa, em Lisboa.
Inserindo-se no projeto “Exames Sem Papel” será a primeira requisição desmaterializada de MCDT.
Com a presença do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, Henrique Martins, Rosa Valente de Matos é a “utente” nesta simulação que passa pela inscrição e respetiva consulta, com o médico a proceder à requisição, de forma desmaterializada, de uma análise e explicando, também, o “percurso digital” dos exames.
Feita a análise, no laboratório que participa neste evento, a utente irá receber o email de alerta a indicar que os resultados, entretanto partilhados pelo laboratório, estão disponíveis na sua Área do Cidadão do Portal SNS.
Inserido no Registo de Saúde Eletrónico, o projeto continua a avançar, disponibilizando os resultados de MCDT, de forma digital, a um conjunto cada vez maior de entidades convencionadas.