No âmbito do projeto europeu “eHAction”, a SPMS, EPE promove o primeiro workshop sobre Electronic Health Record Exchange Format (Registo de Saúde Eletrónico, a nível europeu), que decorre nos dias 09 e 10 de julho, na sua sede em Lisboa.
“Só há uma forma de um workshop correr bem… é a trabalhar!”, referiu Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, EPE, no arranque do encontro. Com o intuito de promover a interoperabilidade da troca de dados em saúde, à escala europeia, representantes de mais de 15 Estados-Membros e da Comissão Europeia reúnem-se para debater ideias sobre questões legais, organizacionais, semânticas e técnicas do EHR (Electronic Health Record).
Inserido no programa Horizon 2020 da Comissão Europeia, o desenvolvimento do projeto assenta na criação de uma ferramenta com arquitetura neutra, a ser utilizada em toda a Europa, por cidadãos e profissionais, tanto do setor público como do privado.
Durante a sessão, foram apresentadas as expetativas da Comissão Europeia, baseadas em três pilares prioritários: segurança do acesso e da partilha aos dados de saúde por parte do cidadão; melhoria da utilização de dados para a promoção de estudos, prevenção e cuidados personalizados e empoderamento do cidadão através de ferramentas digitais.
Enquanto coordenadora da “eHAction”, a SPMS, EPE vai continuar a promover o debate, que prossegue já amanhã, com foco nos stakeholders e públicos-alvo deste projeto.