A fase II do ProEmpower arranca este mês de julho. Cofinanciado pela União Europeia, o projeto pretende desenvolver uma solução informática inovadora de autogestão contínua da diabetes tipo 2.
A fase I, que consistiu em dois meses de intenso trabalho na avaliação das propostas e respetivo Consortium do ProEmpower (Procuring innovative ICT for patient empowerment and selfmanagement of type 2 diabetes mellitus), culminou com a seleção de três fornecedores (consórcios), que assim avançam para a segunda fase, com duração de sete meses. São eles:
- Gnomon Informatics SA
Parceiros: Promptly, CERTH, ERC, GPI, and Medisanté - Health Insight Solutions Gmb
Parceiros: Fondazione Bruno Kessler, Anne4Care B.V., Magaldi Innova S.r.l., Sisoft Sağlık Bilgi Sistemleri Ltd.Şti., Health Information Management S.L., and International Diabetes Federation European Region - Tech4Care srl
Parceiros: miThings AB, Lifeina, and Meteda
Sendo o Pre-commercial procurement (PCP) o tipo de procedimento de contratação utilizado, prevê-se uma abordagem por etapas, abrangendo três fases. Assim, destes participantes, dois serão selecionados para a terceira e última fase do ProEmpower.
O ProEmpowervisa contribuir para aumentar a capacidade e permitir uma gestão mais eficaz dos doentes com diabetes tipo II, através do desenvolvimento de processos de aquisição e implementação de sistemas ou dispositivos que usem tecnologias de informação e comunicação.
Portugal, Espanha, Itália e Turquia são os países envolvidos neste projeto europeu.