No âmbito da Receita Sem Papel, a SPMS, EPE, em parceria com a AFP – Associação de Farmácias Portuguesas, ativou hoje, 10 de julho, um simulacro na área do Porto, que decorreu no período da manhã, com sucesso, envolvendo oito farmácias.
Em alinhamento com a estratégia de planos de contingência que a SPMS tem programado, este simulacro testou a eficácia operacional das farmácias num cenário real de falha técnica temporária no sistema de suporte à dispensa de medicamentos.
Melhorar a capacidade efetiva de reposta e, deste modo, reduzir impactos foi o objetivo deste simulacro, planeado com rigor à semelhança do simulacro realizado em Setúbal, em abril último, o que permitiu monitorizar os sistemas e acompanhar a sua evolução até se restabelecer o seu normal e total funcionamento.
A SPMS, EPE vai continuar a apostar na segurança e em vários procedimentos para que, em contexto real, sejam asseguradas respostas imediatas e eficazes, reduzindo impactos para cidadãos, profissionais e instituições.