A Academia SPMS assume-se como um eixo dinamizador da formação, contribuindo para melhorar os conhecimentos e as competências dos profissionais do setor da Saúde, através do desenvolvimento de cursos para as entidades do Serviço Nacional de Saúde.
Neste contexto, nos dias 12 e 13 de julho, a Academia SPMS, em conjunto com a Administração Regional de Saúde de Lisboa e Vale do Tejo (ARSLVT), realizou duas ações sobre o SClínico Cuidados de Saúde Primários (CSP), que decorreram nas instalações do Centro Nacional de TeleSaúde e Centro de Contacto do SNS24, em Lisboa.
No seguimento de uma necessidade identificada pela ARSLVT sobre a utilização do SClínico CSP, quer por enfermeiros, quer por administrativos, estas ações tiveram como objetivo comum apoiar estes profissionais no conhecimento das funcionalidades e na correta utilização deste sistema, no ACES de Cascais, onde irão desenvolver funções relacionadas com o Atendimento Complementar. Pretende-se, desta forma, que o apoio, a assistência e o acompanhamento ao utente sejam mais eficazes e eficientes.
Desenvolvido pela SPMS, o SClínico CSP é um sistema de informação evolutivo que tem crescido para ser uma aplicação única, comum a todos os prestadores de cuidados de saúde e centrada no doente. Insere-se na estratégia definida pelo Ministério da Saúde para a área de informatização clínica do SNS, que prevê a uniformização dos procedimentos dos registos clínicos, para garantir a normalização da informação.
Em termos pedagógicos, a Academia de Formação colaborou na conceção e desenvolvimento deste projeto formativo, contando com um formador da SPMS. Através da avaliação feita pelos formandos, a Academia elaborou relatórios de melhorias, a implementar em ações futuras, considerando que a formação representa, cada vez mais, um investimento na criação de valor e no desenvolvimento de competências através de ações adequadas às necessidades reais dos formandos (profissionais).
Tendo como objetivo desenvolver iniciativas que facilitem o acesso à formação, a todos os profissionais de saúde, a Academia SPMS vai continuar a apostar na qualidade das ações formativas.