Notícias

Exames Sem Papel – Consentimento do utente para partilhar resultados na Área do Cidadão

14 Setembro, 2018

A disponibilização dos resultados de exames médicos (MCDT), na Área do Cidadão do Portal SNS, é automaticamente comunicada ao utente através de email, contendo a indicação específica do local e data de prestação do exame, de acordo com o Despacho nº 6916/2018, publicado a 18 de julho, em Diário da República.

Contudo, para que esta disponibilização de resultados fique acessível, quer para o utente na sua Área do Cidadão, quer para o médico no Registo de Saúde Eletrónico – Portal do Profissional, o médico de família deverá recolher o consentimento oral do utente, durante a consulta em que é feita a requisição de exames. Só através deste consentimento, assinalado pelo médico no sistema de informação, será possível a partilha de resultados por via desmaterializada.

É imprescindível o registo do utente na Área do Cidadão para que receba o email a informar que os resultados dos exames já podem ser consultados. O médico assume um papel fundamental no esclarecimento, em caso de dúvidas, sobre a inscrição na Área do Cidadão do Portal do SNS.

Relativamente às entidades prestadoras aderentes ao projeto, e que podem disponibilizar os resultados dos exames em suporte digital, o número é cada vez maior. Saiba mais em: examessempapel.spms.min-saude.pt

SPMS apresenta projetos em evento da OMS

25 Agosto, 2023

A SPMS leva cinco dos seus projetos mais emblemáticos ao simpósio sobre o futuro dos sistemas de saúde na era digital, que a Organização Mundial da Saúde (OMS) promove, entre 5 e 6 de setembro, no Porto. O evento visa reunir decisores europeus na área da saúde e da tecnologia aplicada à saúde.

Notícias_OMS Porto_20230905-06_SITE SPMS 1
Voltar
Voltar para o topo.