A SPMS realizou, hoje, uma sessão de esclarecimento, no âmbito do projeto Exames Sem Papel (ESP), dirigida às empresas de software de suporte aos prestadores convencionados. A reunião decorreu no período da manhã, nas instalações do Porto.
Contando com 50 participantes, representantes de 31 empresas, esta iniciativa foi dinamizada pelas equipas dos ESP e do Centro de Controlo e Monitorização do SNS (CCMSNS), que esclareceram várias questões relativas ao acesso à prescrição, prestação e faturação por parte das entidades prestadoras, participantes neste processo de adaptação.
No seguimento da publicação da portaria nº 126/2018, que define e determina a utilização de meios eletrónicos para suporte dos processos de prescrição, prestação e faturação dos exames médicos (MCDT) realizados no SNS, a consequente implementação da requisição desmaterializada tem vindo a aumentar em todo o país. Um dos seus principais objetivos passa pela obtenção de ganhos de eficiência para o SNS, maior comodidade para o cidadão e para os profissionais de saúde.
Enquanto entidade responsável pelo projeto, a SPMS vai continuar a promover mais iniciativas deste género, com a finalidade de apoiar o processo de adaptação das empresas.