Realizou-se hoje, 26 de setembro, o IV Fórum ENESIS 2020, no Pequeno Auditório da Culturgest – Fundação Caixa Geral de Depósitos, em Lisboa, organizado pela SPMS, EPE.
A sessão de abertura foi conduzida por Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, que reforçou a importância dos Sistemas de Informação (SI) como “um fator decisivo para o sucesso das organizações”. Para Henrique Martins, a finalidade dos SI centra-se na “melhoria da saúde dos cidadãos a nível físico, mental e social”.
No decorrer do evento foi feita uma análise aos planos estratégicos das entidades, sendo apresentados dois, o primeiro a cargo de Alfredo Ramalho, Diretor de Sistemas de Informação da SPMS, o segundo por José Castanheira, dos Serviço de Tecnologias de Informação e Comunicação da Unidade Local de Saúde de Matosinhos.
A Cibersegurança foi também um dos grandes temas deste IV Fórum, onde se destacou a intervenção do Presidente do Conselho de Administração da SPMS, que referiu a extrema importância do investimento na segurança dos dados, sublinhando o compromisso da SPMS em preservar as informações de saúde, protegendo o cidadão.
Esta quarta reunião contou, ainda, com o ponto de situação relativo aos trabalhos do GAR – Grupo de Trabalho de definição da arquitetura de referência do eSIS (Ecossistema de Informação em Saúde) e a apresentação de duas estratégias, uma para a Interoperabilidade Local na Saúde – LIGHt, que assegura a correta comunicação com os Sistemas de Informação, e a estratégia Mobile SPMS, abordando as vantagens de aplicações móveis como a MySNS Carteira, utilizada por mais de 220.000 cidadãos de todas as faixas etárias.
A SPMS, EPE é a organização responsável por coordenar e supervisionar a implementação da ENESIS 2020 – Estratégia Nacional para o Ecossistema de Informação de Saúde 2020, garantindo a sua operacionalização, promoção e divulgação de boas práticas.
O Fórum ENESIS tem como principal objetivo apresentar “o alinhamento de expetativas das entidades entre si, a promoção de conhecimento e entendimento comum das boas práticas e a identificação de sinergias e partilha de soluções que contribuam para o cumprimento dos objetivos da ENESIS 2020″.