Notícias

Postais digitais no SNS

14 Setembro, 2018

Para assinalar o 39º aniversário do SNS, o Ministério da Saúde desenvolveu uma nova funcionalidade tecnológica destinada aos cidadãos internados.

Sob a responsabilidade da Serviços Partilhados do Ministério da Saúde (SPMS, EPE), esta nova funcionalidade, designada por “Postais Digitais”, encontra-se já implementada no Centro Hospital do Tâmega e Sousa, E.P.E e, durante as próximas semanas, será instalada em todas as unidades de saúde hospitalares.

São postais ilustrados temáticos, em suporte digital, que permitem a quem está internado receber mensagens de familiares e amigos, em épocas festivas e especiais, eliminando distâncias geográficas, proporcionando maior bem-estar durante o período de internamento e, deste modo, contribuir para uma recuperação mais rápida.

Para compor estes postais, o utilizador pode aceder à funcionalidade através da Área do Cidadão do Portal SNS, ou pelo website da entidade hospitalar pretendida, selecionar o tema, a imagem alusiva e preencher o formulário com a mensagem e os dados do cidadão internado.

A validação dos dados é feita pela instituição hospitalar e, posteriormente, o postal é entregue ao cidadão internado. No caso dos hospitais que já aderiram ao projeto de desmaterialização, o postal é mostrado num tablet, se o processo ainda não estiver totalmente implementado, o mesmo é entregue em suporte papel. Caso o cidadão já não esteja internado, os serviços administrativos enviam o postal para a sua residência.

No  39º aniversário do SNS, esta iniciativa vem reforçar ainda mais a proximidade dos cidadãos aos serviços de saúde, fomentando a literacia digital em saúde.

Temas

|

Banner_generico_spms

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.