O processo de implementação da Suite Hospitalar: SONHO v2 – SClínico e LIGHt (plataforma de interoperabilidade) está em curso desde o dia 29 de setembro, na Maternidade Doutor Daniel de Matos – Centro Hospitalar Universitário de Coimbra (CHUC).
De grande complexidade, principalmente porque o funcionamento das várias instituições que integram o CHUC nunca foi interrompido durante a intervenção de migração, que decorreu entre as 10h do dia 28 de setembro e as 3h do dia 29 de setembro, o sucesso deste processo resultou de um planeamento e preparação de aproximadamente 9 meses, entre janeiro deste ano e o dia 08 de outubro.
No seguimento do levantamento do As Is (inventários dos procedimentos e processos internos e das aplicações que integram com a anterior aplicação), feito em conjunto pelas equipas de Gestão da Mudança da SPMS e de projeto do CHUC, verificou-se a necessidade de realizar um conjunto de novos desenvolvimentos/ações, de forma a responder às necessidades e, assim, enriquecer os produtos da Suite Hospitalar.
Dos desenvolvimentos realizados, destacam-se:
- Autenticação através da Active Directory para um acesso único;
- Unificação dos Números Mecanográficos num único sistema (SONHO) dos diferentes polos do CHUC;
- Junção e atualização dos dados de identificação de Utentes que se encontravam duplicados à data da entrada em produção.
De referir que, com o processo de migração, a Maternidade Doutor Daniel de Matos iniciou a utilização da aplicação SONHO e SClínico, ao nível da Urgência, pela primeira vez. Este projeto contou com a colaboração de várias equipas e técnicos da SPMS e do CHUC.
Do lado da SPMS, de forma permanente e ininterrupta, estiveram no terreno cerca de 15 técnicos e 10 no apoio remoto, nomeadamente:
- SONHO – Sistema Integrado de informação Hospitalar;
- SClínico Hospitalar – Sistema Clínico Hospitalar;
- LIGHt – Interoperabilidade;
- CTH – Consulta a Tempo e Horas;
- SIMH – Sistema de Informação Para a Morbilidade Hospitalar
- SIGLIC – Sistema de Informação de Gestão na Lista de Inscritos Para a Cirurgia;
- PEM – Prescrição Eletrónica Médica;
- Unidade de Coordenação de Operações – Segurança e Infraestruturas
Além da complexidade desta intervenção, destacam-se, ainda, as varias tarefas realizadas, tendo em conta dimensões como: HardWare, SoftWare, PeopleWare, LocalWare, IntegraWare, tais como:
- Gestão da Mudança;
- Migração de Dados proveniente de base de dados de tecnologias e arquiteturas completamente diferentes;
- Testes de Migração;
- Formação: Médicos, Enfermeiros, Técnicos e Assistentes técnicos;
- Testes de Integrações;
- Testes Aplicacionais;
- Parametrização das novas soluções;
- Configuração e validação Postos de Trabalho
Para garantir a menor disrupção possível, as equipas da SPMS irão continuar a acompanhar as equipas do CHUC na monitorização dos sistemas informáticos e na necessidade de algumas otimizações, nos próximos dias.
Como curiosidade, desde o passado dia 29 de setembro até ao dia 09 de outubro, já foram registados 73 recém-nascidos de 71 partos na instituição.
Esta migração faz parte de um processo de implementação da Suite Hospitalar em todo o Centro Hospitalar, trabalhos esses que irão continuar nos próximos meses.