Em representação da SPMS, EPE, Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração, participou como orador na conferência “Digital Transformation of Public Procurement” (transformação digital nos contratos públicos), organizada pela Comissão Europeia, que decorreu hoje, 18 de outubro, no Pátio da Galé, em Lisboa.
Enquanto responsável pelos Sistemas de Informação e pelas Compras Públicas na Saúde, a SPMS, EPE assume um papel estratégico na tecnologia, inovação digital e mudança de paradigma em Portugal, sendo o seu trabalho reconhecido a nível europeu.
“A chave é centralizar, otimizar e racionalizar a aquisição de bens e serviços na área da saúde, sublinhou Henrique Martins, durante a sua intervenção.
Numa abordagem à experiência já adquirida pela SPMS, o Presidente do CA apresentou projetos bem-sucedidos, nomeadamente as plataformas eletrónicas como o Catálogo Eletrónico Compras na Saúde, a Gestão Partilhada de Frota do Ministério da Saúde (GPFMS) e a Plataforma Booking Viagens e Alojamento (PBVA).
Aferir o número de veículos, ambulâncias e helicópteros, monitorizar a frota e promover a otimização dos recursos disponíveis no Ministério da Saúde, bem como os custos associados, são alguns dos desafios propostos à SPMS, que encontram resposta através destas plataformas, instrumentos que permitem simplificar e desmaterializar procedimentos, com maior equidade, sustentabilidade, transparência, redução de tempo e de custos.
Henrique Martins afirmou, também, que “as tecnologias de informação têm um papel cada vez mais importante na criação de novas formas de prestação de saúde”, dando como exemplo a telessaúde, “que veio facilitar a comunicação e articulação entre o profissional e o doente, levando a poupanças de tempo e dinheiro.”
Contando com a participação de vários e prestigiados oradores do setor público, nacional e europeu, e representantes do setor privado, esta conferência teve como finalidade impulsionar o debate na comunidade envolvida em contratos públicos da UE, partilhando projetos e benefícios já alcançados e, paralelamente, delinear estratégias futuras.
No encerramento do evento, a Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, referiu que: “No que diz respeito à contratação pública, em Portugal, garantimos a transparência dos dados, permitindo a qualquer utilizador a sua consulta e utilização. O contínuo financiamento a projetos tecnológicos permite melhorar os serviços prestados a entidades, profissionais e cidadãos”.
Dirigindo-se aos representantes das diversas entidades presentes, Maria Manuel Leitão Marques reforçou ainda que: “Contem sempre connosco. Nós contamos sempre convosco” e agradeceu particularmente à SPMS, pelo trabalho realizado no âmbito da transformação digital, nomeadamente a parceria com a AMA no rastreio do cancro.
De forma a premiar o trabalho realizado na área da transformação digital da Contratação Pública na União Europeia, foram entregues três prémios. O Instituto dos Mercados Públicos, do Imobiliário e da Construção (IMPIC), responsável pela plataforma Portal Base, foi distinguido com o segundo lugar.
Empenhada no avanço desta mudança digital na Contratação Pública, a SPMS promove iniciativas que fomentam o diálogo e a adoção de boas práticas, com impacto na economia e na sociedade e, deste modo, contribuindo para melhorar a eficiência e a eficácia dos serviços públicos.
O V Seminário, que irá decorrer nos próximos dias 21 e 22 de novembro, em Lisboa, é uma dessas iniciativas.