A SPMS, EPE colaborou com a Unidade Local de Saúde do Litoral Alentejano (ULSLA) no projeto de integração da base de dados dos doentes da ULSLA no Registo Nacional de Utentes (RNU).
Com o objetivo de integrar a informação disponível no RNU com a base de dados das instituições, como hospitais, centros de saúde, o Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO), entre outros, a ULSLA torna-se, assim, na primeira unidade de saúde, em Portugal, a implementar e a manter esta integração.
O caso da ULSLA é um exemplo de sucesso, com diversos benefícios associados, quer para as entidades que fazem parte desta Unidade Local de Saúde, quer para os utentes. Maior qualidade nas comunicações e, consequentemente, ganhos de eficiência para o Serviço Nacional de Saúde constituem algumas das vantagens da integração da base de dados das instituições de saúde no RNU.
Sob a coordenação da SPMS, o Registo Nacional de Utentes é um dos pilares do sistema de informação da saúde (SIS), constituindo a base de dados nacional de identificação dos utentes do SNS.