Em representação do Ministério da Saúde, a SPMS, EPE participou no debate sobre “The Digital Transformation of Healthcare in Europe”, realizado nesta quinta-feira de manhã. Este debate integra-se no “11th European Public Health Conference”, que decorre em Liubliana, Eslovénia, até ao próximo dia 1 de dezembro.
Tendo como objetivo partilhar a experiência portuguesa no processo de transformação digital no setor da Saúde, Arlete Monteiro, da Direção dos Sistemas de Informação, apresentou alguns dos mais importantes projetos e produtos desenvolvidos pela SPMS, EPE.
O Sistema de Informação dos Certificados de Óbito (SICO), que permitiu a Portugal ser o primeiro país europeu com certificação eletrónica do óbito, distinguido pelo Observatório europeu dos sistemas de saúde como exemplo de boas práticas, e o Registo de Saúde Eletrónico (RSE), que constitui um registo passível de ser partilhado entre o utente, profissionais de saúde e entidades prestadoras de serviços de saúde, públicas e privadas, foram alguns dos temas da palestra de Arlete Monteiro.
O workshop contou, também, com a participação de representantes da Comissão Europeia e especialistas de entidades públicas. Mais uma vez, o Ministério da Saúde português, através da SPMS, EPE, partilhou o seu conhecimento e aprendeu com a visão e a experiência de outros países.