No âmbito dos 25 anos da implementação do Programa Troca de Seringas (PTS), “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão”, irá realizar-se uma cerimónia pública no próximo dia 05 de dezembro, a partir das 10 horas, na Estufa Fria – Parque Eduardo VII, Lisboa, promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conjunto com a SPMS, EPE.
Esta cerimónia integra uma homenagem organizada pela Ordem dos Farmacêuticos e Faculdade de Farmácia de Lisboa, à fundadora do Programa, Professora Maria Odette Ferreira, pioneira na investigação da infeção pelo VIH e Sida em Portugal.
“Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão”, em colaboração com a Associação Nacional das Farmácias, foi o Programa de Maria Odette Ferreira com maior impacto nacional e internacional, tendo sido considerado pela Comissão Europeia como o melhor Programa apresentado por um país comunitário.
Com a gestão da SPMS, EPE, desde janeiro de 2013, assegurada por Carla Caldeira, o Programa Troca de Seringas é da competência da DGS, do Programa Nacional para a Infeção VIH e SIDA. Na cerimónia pública, participam as várias estruturas que integram o PTS. Volvidos 25 anos, e recolhidos 57 milhões de seringas, mantém-se o lema “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão”, em benefício da Saúde Pública.
Atualmente, Portugal é reconhecido pela evolução positiva da situação epidemiológica, relativamente às metas 90-90-90, definidas pelo Programa das Nações Unidas para o VIH— ONUSIDA, sendo o PTS essencial para o cumprimento destes objetivos até 2020.
Consulte a Agenda dos 25 anos do PTS.