Notícias

Debate das Compras Públicas na Saúde encerra com números expressivos

22 Novembro, 2018

“A modernização na área das compras públicas assume, sem dúvida, um papel central na estratégia de redução de despesa”, foi uma das afirmações de Guilherme W. d’Oliveira Martins, Secretário de Estado das Infraestruturas, hoje, no V Seminário de Compras Públicas na Saúde, salientando que, para se obter essa redução, “os acordos-quadro são um dos exemplos mais paradigmáticos”.

seminario_plateia_2

Após a sessão de abertura, que decorreu no auditório (sala principal) do PT Meeting Center em Lisboa, arrancaram os debates moderados pelo jornalista Pedro Pinto, com vários oradores, especialistas em matéria de contratação pública.

Num modelo participativo e dinâmico, apresentando visões distintas sobre o novo enquadramento jurídico para as compras públicas, as sessões realizaram-se no período da manhã.

seminario_pedro pinto

À tarde, novas apresentações e debates realizaram-se na sala principal, em paralelo com sessões na sala 1. Entre os dias 21 e 22 de novembro foram apresentadas  23 sessões temáticas, distribuídas pelas duas salas e dinamizadas por 36 oradores.

seminario mesa redonda

Assumindo-se como uma iniciativa de referência, a 5ª edição atingiu números expressivos, revelando a sua importância, não apenas no setor da saúde, mas também noutras áreas da esfera pública, nomeadamente por 7 ministérios diferentes, cuja finalidade foi aprender e obter mais conhecimento.

Mais de 100 empresas, fora do setor da saúde, marcaram presença neste evento que contou com cerca de 1 300 participantes em sala e mais de 2 000 através de live streaming. Do meio académico, estiveram representadas 11 universidades, e da área da saúde as 5 ARS e cerca de 50 instituições, entre as quais hospitais, centros hospitalares, ACES e Unidades Locais de Saúde.

Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS, encerrou o Seminário das Compras Públicas na Saúde: “Obrigado pela vossa energia e participação!”

seminario_plateia

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.