O Auditório do Museu dos Coches, em Lisboa, foi palco do 10º aniversário da integração da vacina contra o vírus do papiloma humano (HPV) no Programa Nacional de Vacinação, data celebrada nesta segunda-feira, 05 de novembro, pela Direção-Geral da Saúde (DGS).
Constituindo uma data relevante para a Saúde Pública, o evento distinguiu publicamente figuras e instituições nacionais pelos contributos relevantes, que levaram ao aumento de adesão à vacinação, nomeadamente do HPV.
A SPMS, EPE foi uma das organizações reconhecidas com louvor público pelo trabalho desenvolvido para o Programa Nacional de Vacinação, prémio recebido pelo Presidente do Conselho de Administração, Henrique Martins. Laura Raposo, Diretora de Compras da SPMS, também foi distinguida pelo seu trabalho e pela gestão eficiente da aquisição de vacinas, realizada nos últimos anos. Os galardões foram entregues pela Ministra da Saúde, Marta Temido.
Sendo Portugal um exemplo de sucesso na vanguarda mundial da prevenção primária do HPV, esta comemoração constitui uma data importante, uma vez que se assinala o 10º aniversário da primeira vacina destinada especificamente ao combate de doenças oncológicas, designadamente do cancro do colo do útero. O Ministério da Saúde vai continuar a apostar no combate e na regressão desta doença, com campanhas de informação e sensibilização, como referiu a Ministra da Saúde.
No encerramento da cerimónia, o Presidente da República, Marcelo Rebelo de Sousa, felicitou todas as instituições envolvidas na vacinação pelo enorme trabalho que desenvolvem em prol da Saúde Pública.