Notícias

SPMS na Cerimónia dos 25 anos do Programa Troca de Seringas

5 Dezembro, 2018

“Programa tão polémico, mas tão bem feito” foi uma das frases proferidas por Graça Freitas, Diretora da Direção-Geral da Saúde (DGS), na sessão de abertura da cerimónia evocativa dos 25 anos do Programa Troca de Seringas.

A citação é da Professora Maria Odette Ferreira, fundadora deste Programa e homenageada na cerimónia que decorreu nesta quarta-feira, 5 de dezembro, no salão da Estufa Fria, em Lisboa. 

pts7

Num ambiente de celebração, com exibição de vídeos, momentos musicais e uma exposição, a cerimónia de implementação dos 25 anos do Programa Troca de Seringas (PTS) “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão” foi promovida pela DGS, em parceria com a SPMS, EPE.

Ainda na sessão de abertura, João Martins, Vogal do Conselho de Administração da SPMS, EPE, reafirmou “o compromisso da SPMS com este Programa, que já vem desde 2013, e no âmbito das competências de gestão, que se traduzem, em termos mais pragmáticos, nas compras centralizadas das componentes que constituem o kit, assim como na aquisição de serviços ao bom funcionamento do Programa”. 

pts3

Numa contextualização sobre o fenómeno dos comportamentos aditivos e a evolução verificada nos padrões de consumo em Portugal, João Goulão, Diretor-Geral do Serviço de Intervenção nos Comportamentos Aditivos e nas Dependências (SICAD), destacou o impacto do Programa Troca de Seringas nos consumos por via injetável, constituindo-se como uma “medida pioneira, inovadora e arrojada” para a Saúde Pública.

Seguiu-se a apresentação da Diretora do Programa Nacional para a Infeção VIH e SIDA e do Programa Nacional para as Hepatites Virais, Isabel Aldir, sobre “O impacto do Programa Troca de Seringas e das políticas nacionais sobre drogas na epidemia”, verificando-se, na última década, uma redução de 90% no número de casos de infeção por VIH e de sida em utilizadores de drogas, comprovando a eficácia das medidas e estratégias adotadas.

O Presidente da Associação Nacional das Farmácias, Paulo Cleto Duarte, testemunhou a sua experiência no Programa, desde 1993. Nos últimos 25 anos, mais de 57 milhões de seringas e cerca de 30 milhões de preservativos foram distribuídos no âmbito deste Programa.

pts2

Atualmente, Portugal é reconhecido a nível internacional como um exemplo de boas práticas na adoção de políticas de abordagem aos comportamentos aditivos e dependências. A sessão de homenagem à fundadora do Programa, e pioneira na investigação da infeção pelo VIH e Sida em Portugal, contou com as participações da Bastonária da Ordem dos Farmacêuticos, Ana Paula Martins, da Diretora da Faculdade de Farmácia da Universidade de Lisboa, Matilde de Castro, e da Secretária de Estado da Saúde, Raquel Duarte.

pts6

Num profundo e emocionante reconhecimento às qualidades profissionais e humanitárias da Profª Maria Odette Ferreira, ficou a mensagem de que não se pode desistir, é preciso fazer mais e melhor para que o Programa Troca de Seringas continue a ajudar a salvar vidas, honrando a memória da sua fundadora.

Raquel Duarte encerrou a cerimónia com um “Muito Obrigada Professora Odette!”

pts1
pts-25-anos-01

25 anos do Programa Troca de Seringas – “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão”

27 Novembro, 2018

No âmbito dos 25 anos da implementação do Programa Troca de Seringas (PTS), “Diz Não a Uma Seringa em Segunda Mão”, irá realizar-se uma cerimónia pública no próximo dia 05 de dezembro, a partir das 10 horas, na Estufa Fria - Parque Eduardo VII, Lisboa, promovida pela Direção-Geral da Saúde (DGS), em conjunto com a SPMS, EPE.

Voltar
Voltar para o topo.