A cerimónia de apresentação do novo site do SNS 24 realizou-se hoje, ao final da tarde, nas instalações do Centro de Contacto do Serviço Nacional de Saúde, em Lisboa, com a presença da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Maria Manuel Leitão Marques, e do Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ramos, do Conselho de Administração da SPMS, EPE e de vários dirigentes da saúde.
Com sala cheia, Henrique Martins, Presidente da SPMS, iniciou a sessão com um agradecimento a todos os presentes, referindo-se ao simbolismo do momento, não só pela apresentação do novo site SNS 24, como “por ser o pontapé de saída público dos nossos projetos de Inteligência Artificial (IA) na Saúde”, considerando que esta é uma das áreas que “poderá contribuir para ser um fator de sustentabilidade.”
Quatro projetos de IA, desenvolvidos com entidades parceiras da SPMS, estão em curso. Numa explicação sucinta e clara, com recurso a vídeos, foram evidenciadas as vantagens para a saúde pública, tendo como pilares essenciais a qualidade e o rigor, as políticas de confidencialidade e proteção de dados, bem como assegurar a confiança dos cidadãos na informação que depositam no SNS.
“Caracterizar e reduzir a prescrição inadequada de antibióticos”, “Identificação e Previsão de Procura de Urgências Hospitalares, “Derm.AI – Utilização de Inteligência Artificial na Teledermatologia” e “SNS24 PathScout.AI – Utilização de IA e PLN no Serviço de TAE no SNS24” são os projetos que estão a decorrer. Este último vai permitir aumentar a celeridade do atendimento e encaminhamento do doente no SNS24 e, paralelamente, melhorar a qualidade clínica do serviço, através de uma melhor utilização dos algoritmos.
Seguiu-se a apresentação do novo site. Rápido, intuitivo, acessível e inclusivo são os princípios orientadores do site SNS 24, pensado para o cidadão, que tem como grande novidade o avaliador de sintomas. Com um conjunto rápido de perguntas e respostas, o avaliador otimiza a triagem, mas não substitui o telefonema. É uma ferramenta que esclarece e, através da avaliação que é feita, poderá não ser necessário recorrer ao telefone, mas a recomendação poderá ser precisamente para telefonar e conversar com um enfermeiro.
Nesta primeira fase, o avaliador de sintomas centra-se na gripe e, posteriormente, o objetivo é alargar a lista de doenças. Além do avaliador de sintomas, o novo site é um agregador de informação sobre vários temas relativos a saúde publica, vacinação, entre muitos outros.
“Não posso deixar de estar contente” comentou Maria Manuel Leitão Marques no seu discurso de encerramento, após a apresentação dos projetos de IA e do novo site SNS 24. Destacou os ganhos de eficiência gerados com a mudança para o digital, nomeadamente o caso da Receita Sem Papel. Referindo-se ao cruzamento de saberes e tecnologias usadas na IA, transversal a todas as áreas, realçou a importância de usá-la, no setor da saúde, para prevenir, antecipar e “estarmos mais preparados para a resposta.”
“Quem inova muito e acerta sempre é porque inova muito pouco”, concluiu a Ministra da Presidência e Modernização Administrativa no final da cerimónia, transmitida em direto através do Portal do SNS, via Facebook (página do SNS) e pelo site da SPMS.