Notícias

SPMS melhora acessibilidade dos sites do Ministério da Saúde

3 Janeiro, 2019

Até setembro deste ano, os sites da Administração Pública, publicados desde setembro de 2018, têm que cumprir regras de acessibilidade Web.

Neste âmbito, a SPMS, EPE, em colaboração com a Fundação para a Ciência e Tecnologia (FCT), tem estado a trabalhar para melhorar a acessibilidade dos portais do Ministério da Saúde, para que possam ser usados, de igual forma, por cidadãos com e sem deficiência.

Desenvolvidos pela SPMS, os sites do Instituto Nacional de Emergência Médica (INEM) e da Inspeção-Geral das Atividades da Saúde (IGAS) atingem patamares de excelência, cumprindo totalmente os níveis de acessibilidade e encontrando-se, atualmente, entre os 10 melhores sites da Administração Pública.

A adaptação para as versões mobile e a criação de ambientes de Desenvolvimento, Qualidade e Produção, seguindo as diretrizes de acessibilidade para o Conteúdo Web (Web Content Acessibility Guideline – WCAG) do Consórcio World Wide Web (W3C) têm sido os principais desafios. Mas esta uniformização e harmonia dos portais do Serviço Nacional de Saúde (SNS) tem contribuído para se fazer mais e melhor.

Na vanguarda da acessibilidade Web, Portugal tem sido pioneiro na introdução e modernização de normas abertas e transparentes para a informação em suporte digital. Em 1999, foi o primeiro Estado-membro a reconhecer a importância da acessibilidade dos sites e a aderir às diretrizes de acessibilidade W3C. Em 2011, ficou em segundo lugar na “acessibilidade web” entre 192 Estados-membros da ONU.

De forma a cumprir os requisitos de acessibilidade e de responsabilidade social, a SPMS, EPE continua a trabalhar no desenvolvimento dos websites das instituições (mais de 50) de Saúde, tendo como objetivo alcançar níveis de excelência.

Banner_Noticia_ACESSIBILIDADE-02-1366x512

SPMS participa em debate sobre transformação digital e inteligência artificial

10 Abril, 2024

A transformação digital e o impacto no setor da Saúde deram o mote à participação de Luís Miguel Ferreira, vogal executivo da SPMS, em conferência que decorreu em Lisboa, ontem, dia 9 de abril. Na sua intervenção, Luís Miguel Ferreira destacou o papel fundamental que a SPMS assume no processo de transição digital, sublinhando o […]

PEM celebra 11 anos e 235 milhões de receitas sem papel

8 Abril, 2024

A aplicação de Prescrição Eletrónica Médica (PEM) foi disponibilizada, pela SPMS, ao sistema nacional de saúde em 2013. Desde então, permitiu emitir perto de 388 milhões de receitas eletrónicas, das quais mais de 235 milhões totalmente desmaterializadas. Quase 200 prescrições por minuto é a média diária de receitas emitidas, entre as 9 e as 20 […]

Voltar
Voltar para o topo.