Disponível desde ontem, dia 11 de março, na app store (iOS), a PEM Móvel – Aplicação de Prescrição Eletrónica Médica já se encontra na 2ª posição da categoria “Medicina”.
Com mais de 1 850 prescritores registados e 900 receitas emitidas, até à data, permite prescrever receitas através do telemóvel. Para instalar a aplicação, disponível para Android e iOS, basta o médico descarregá-la e depois ativar a Prescrição Eletrónica Médica, com o objetivo de associar o dispositivo móvel ao médico prescritor, para efeitos de identificação digital (eID).
A autenticação na aplicação PEM Móvel deve ser realizada através da Funcionalidade de Chave Móvel Digital (CMD), cuja utilização tem suscitado algumas dúvidas, podendo ser esclarecidas através de informação disponibilizada em: pem.spms.min-saude.pt/category/pem_mobile.
Desenvolvida pela SPMS, EPE, e lançada a 20 de fevereiro, a PEM Móvel cumpre todos os requisitos de segurança e veio facilitar o ato de prescrever receitas médicas, sobretudo quando o médico se encontra longe do doente, ou em contexto domiciliário, permitindo enviar a receita por SMS e/ou e-mail, para o utente, através do telemóvel.