No âmbito da alteração de autenticação da Área do Cidadão do Portal SNS, a SPMS promoveu várias ações de formação dirigidas aos Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES). Nos dias 20, 21 e 22 de fevereiro, as sessões decorreram nas instalações do CCM SNS, na Maia, e nos dias 27 e 28 de fevereiro na SPMS, em Lisboa.
Tendo como destinatários os profissionais que trabalham nos balcões do RENTEV, o objetivo centrou-se em explicar o processo de ativação das Chaves Móveis Digitais (CMD), capacitando-os no apoio aos cidadãos para ativarem a sua CMD e, assim, continuarem a aceder à Área do Cidadão. Estes profissionais foram escolhidos pelo grande contacto que têm com o cidadão e porque o Testamento Vital, em formato digital, só pode ser consultado através da Área do Cidadão.
Pela localização geográfica, as ações realizadas na Maia dirigiram-se aos profisionais dos ACES da ARS Centro e da ARS Norte e, em Lisboa, para os ACES da ARS Algarve, ARS Alentejo e ARS LVT.
Inserindo-se no Registo de Saúde Eletrónico (RSE), a Área do Cidadão do Portal SNS é uma plataforma cada vez mais utilizada no acesso a dados de saúde e serviços digitais. A autenticação irá passar a ser realizada exclusivamente através da CMD e do Cartão do Cidadão (CC) como meio de reforço da segurança de dados dos utentes.