O CPARA – Catálogo Português de Alergias e Outras Reações Adversas foi tema de destaque num artigo sobre o mundo das alergias, publicado no dia 26 de abril no Jornal I.
Elaborado em 2012, o CPARA constitui a primeira forma de registo estruturado nas instituições do SNS, seguindo uma norma da Direção-Geral de Saúde que recomendou o registo da informação sobre alergias e reações adversas por todos os profissionais de saúde.
A atual versão do CPARA apresenta-se de acordo com a edição internacional da terminologia clínica SNOMED CT, publicada em julho de 2017. O CPARA é utilizado pelos sistemas SClínico CSP e SClínico Hospitalar e pela PEM – Prescrição eletrónica médica, que avisa os médicos sempre que um doente tem uma alergia, reforçando assim a segurança.
Na Área do Cidadão já é possível os portugueses registarem as suas alergias e na aplicação MySNS Carteira podem consultar e fazer download do cartão de alergias.
Consulte a edição digital do artigo “O grande catálogo das alergias que ajuda a diminuir o perigo”, com declarações de Henrique Martins, Presidente do Conselho de Administração da SPMS.