Notícias

SNS 24 | Projeto Proximidade Sénior

10 Abril, 2019

O SNS 24 contactou perto de 17.500 idosos com mais de 75 anos, até final de fevereiro, no âmbito do projeto “Proximidade Sénior”, que arrancou em meados de dezembro de 2018. Deste número, cerca de 17% encontram-se “em situação de fragilidade”, com base em fatores físicos, sociais e psicológicos, como falta de memória, limitações nos movimentos, algum isolamento, ou com dificuldades em resolver problemas.

A avaliação de risco é feita apenas com o consentimento dos idosos e, quando preenchem os critérios de fragilidade, passam a ser acompanhados semanalmente pelo SNS 24.

Em declarações ao jornal Público, Micaela Monteiro, responsável pelo SNS 24, referiu que “uma das pedras basilares da nova estratégia é entender o SNS 24 como prestador de serviços de saúde à distância — por telefone ou acesso digital — em estreita articulação com os serviços presenciais, como os cuidados de saúde primários ou hospitalares”.

Este projeto arrancou com os Agrupamentos de Centros de Saúde (ACES) Oeste Sul e Porto Oriental. O alargamento do projeto dependerá, em primeiro lugar, dos resultados da sua avaliação e depois da disponibilidade de envolvimento dos ACES, dada a relevância da integração de cuidados.

Pode ler, na íntegra, o artigo do jornal Público, publicado a 08 de abril, sobre o projeto Proximidade Sénior.

Temas

proximidade senior-02

Lançamento de Nova Triagem Digital no SNS 24

1 Janeiro, 2025

A Linha SNS 24 dá mais um passo na modernização do atendimento em saúde, com o lançamento de uma triagem digital para sintomas respiratórios agudos, disponível para utentes com idade igual ou superior a 18 anos. Esta inovação foi desenvolvida para melhorar a capacidade de resposta em períodos de elevada procura, mantendo os elevados padrões […]

Expansão dos serviços e reforço de recursos em ano histórico para a Linha SNS 24

26 Dezembro, 2024

A Linha SNS 24 atendeu, no ano que agora termina, mais de 3,4 milhões de chamadas, quase o dobro (87%) do mesmo período do ano anterior. Este resultado histórico é consequência da expansão de serviços e tem sido sustentado, ao longo dos últimos meses, por reforços nos recursos humanos e simplificação de processos, com o […]

Voltar
Voltar para o topo.