A SPMS participou nesta sexta-feira, dia 17 de maio, na sessão de apresentação “SIMPLEX+ Chave Móvel Digital na Saúde”, que decorreu no Auditório do Infarmed – Autoridade Nacional do Medicamento e Produtos de Saúde, IP, no Parque de Saúde de Lisboa.
Contando com a presença de vários governantes políticos e de dirigentes de diversas entidades ligadas à área da Saúde, o evento marcou a apresentação oficial da Chave Móvel Digital (CMD) como meio preferencial de autenticação no acesso aos dados de saúde, já a partir do próximo dia 20 de maio.
Na sua intervenção, o Secretário de Estado Adjunto e da Saúde, Francisco Ventura Ramos, reconheceu e elogiou todo o trabalho que a SPMS tem desenvolvido. Henrique Martins, Presidente da SPMS, destacou algumas das medidas emblemáticas que constituem o SIMPLEX+ Saúde, e das quais a SPMS é responsável, como a Receita Sem Papel, as apps do SNS ou o Centro de Contacto do SNS – SNS 24.
O acesso à Área do Cidadão do Portal SNS passa ser feito exclusivamente através de Chave Móvel Digital ou Cartão do Cidadão, tornando-se no primeiro serviço público a condicionar o acesso dos cidadãos à sua plataforma online a este procedimento de autenticação. A Área do Cidadão do Portal SNS disponibiliza um conjunto de serviços cada vez mais vastos, que aproximam o Serviço Nacional de Saúde ao cidadão, facilitando-lhe a vida e evitando deslocações e filas de espera.
“O setor da saúde é onde mais pessoas assinam com autenticação forte e a partir de segunda-feira será, certamente, o site com mais utilização da Chave Móvel Digital, sublinhou Henrique Martins, concluindo a sua apresentação com um agradecimento a todos os presentes pelo trabalho que, em conjunto, têm desenvolvido.
A CMD é um meio de autenticação que permite a associação de um número de telemóvel ao número de identificação civil para um cidadão português e o número de passaporte para um cidadão estrangeiro. Permite, também, que os cidadãos possam assinar, eletronicamente e de forma segura, documentos em vários formatos.
O “SIMPLEX+ Chave Móvel Digital na Saúde” contou, ainda, com intervenções do Secretário de Estado Adjunto e da Modernização Administrativa, Luís Goes Pinheiro, da Ministra da Presidência e da Modernização Administrativa, Mariana Vieira da Silva, e da Ministra da Saúde, Marta Temido.