No dia 16 de maio, decorreu nas instalações da SPMS, em Lisboa, uma sessão de Design Thinking Sprint direcionada ao SClínico Hospitalar.
Contou com a presença de vários profissionais, desde médicos, a enfermeiros e profissionais TIC, de entidades como o Centro Hospitalar Lisboa Ocidental, Centro Hospitalar do Baixo Vouga e o Hospital Garcia de Orta. As equipas do Centro Nacional de TeleSaúde e das áreas hospitalar, arquitetura e mobile da SPMS também participaram na sessão designada por “SClínico Hospitalar + inteligente”.
A temática centrou-se no desafio em encontrar resposta à questão: “No contexto da prática assistencial hospitalar, como podemos garantir, aos profissionais de saúde, acesso a mais e melhor informação, usando o telemóvel?”
O Design Thinking é uma metodologia colaborativa de seleção de ideias e uma ferramenta de inovação. Este método criativo coloca as pessoas no centro das soluções, compreendendo o problema desde a sua raiz e testando soluções resultantes de misturas de ideias.
Nestas soluções, pensadas e apresentadas pelos participantes da sessão, incluíram-se uma solução de otimização e gestão de camas, uma solução de comunicação com o cidadão no contexto da prestação de cuidados intra-hospitalar e outra que emite alertas inteligentes, permitindo uma melhor organização das tarefas dos profissionais de saúde.
Estas sessões integram a prática de captação de ideias e feedback, bem como do desenvolvimento colaborativo com os utilizadores, com o objetivo de centrar o SClínico Hospitalar no cidadão.
Sempre na vanguarda da inovação, a SPMS continua a partilhar experiências na definição de novas soluções.