A SPMS, EPE acolheu, nesta quinta-feira, em Lisboa, uma visita de estudantes da Escola Nacional de Saúde Pública (ENSP), no âmbito dos Sistemas de Informação (SI) para o setor da Saúde.
Adalberto Campos Fernandes, ex-Ministro da Saúde e docente da ENSP, marcou presença nesta visita à SPMS, constituída por cerca de 20 estudantes. “Têm chegado ao internato médico de Saúde Pública jovens cada vez mais informados”, sublinhou na nota de boas-vindas, referindo que, “em Portugal, a SPMS é a agência mais moderna e que mais responsabilidade tem em partilhar informações tecnológicas na área da saúde.”
O ex-Ministro da Saúde sublinhou ainda que “a reforma dos sistemas de saúde passa pela transformação digital.” Um dos desafios da SPMS relaciona-se, sobretudo, “com a interoperabilidade de todos os sistemas de informação”, como realçou Artur Mimoso, Vogal Executivo do Conselho de Administração.
No decorrer da visita, foram apresentados alguns SI da saúde, nomeadamente o SINAVE, os SI dos Cuidados de Saúde Primários, como o SClínico, o BI CSP, as funcionalidades da Área do Cidadão e foi dada a conhecer a dinâmica das Compras Públicas na Saúde.
Mais uma vez, a SPMS cumpre o objetivo de promover a formação de futuros profissionais da saúde, através da partilha de conhecimentos na área dos SI e de ferramentas digitais em prol da melhor prestação de cuidados ao cidadão.