A Implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)) realizou-se com sucesso, no passado dia 14 de junho, no Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), constituído pelos dois polos (Porto e Valongo).
A grande complexidade tecnológica deste processo implicou a migração de versão do SONHOV1 para V2 e a respetiva atualização do SClínico – Sistema de Cuidados de Saúde Hospitalar.
Foi uma intervenção planeada e programada, num esforço e trabalho conjunto entre as equipas da SPMS e do CHSJ. Foi a maior migração de SONHOv2 já efetuada e decorreu de forma muito positiva, com um trabalho colaborativo exemplar entre instituições.
De grande complexidade e risco, devido à dimensão do Centro Hospitalar e ao elevado número de sistemas que interagem com o SONHO, a implementação integrou um plano de contingência que permitiu o normal funcionamento, garantindo impactos mínimos na prestação de cuidados de saúde. A SPMS acompanhou todas as ações antes e após a migração.
Este projeto de transformação tecnológica incluiu os dois Polos do Centro Hospitalar Universitário de São João, com cerca de 3400 postos informáticos e aproximadamente 5000 utilizadores. O CHUSJ realizou, assim, uma das maiores atualizações tecnológicas dos últimos anos, a nível dos sistemas de informação.
A evolução para o SONHOv2 garantirá uma melhor fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, bem como a atualização das infraestruturas que dão suporte à sua implementação, traduzindo-se numa melhoria significativa da informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes. Permitirá, assim, informatizar circuitos funcionais que atualmente têm apenas suporte em papel.
É um salto qualitativo de grande relevo para a atividade clínica, que se traduz na melhoria da qualidade e acessibilidade dos utentes, aos cuidados de saúde e nas condições de trabalho de todos os profissionais de saúde, e só foi possível com o trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas da SPMS, EPE e do CHUSJ.