Suite Hospitalar implementada no Centro Hospitalar Universitário de São João

24 Junho, 2019

A Implementação da Suite Hospitalar (SONHO v2 – SClínico – Plataforma Interoperabilidade (Light)) realizou-se com sucesso, no passado dia 14 de junho, no Centro Hospitalar Universitário São João (CHUSJ), constituído pelos dois polos (Porto e Valongo).

A grande complexidade tecnológica deste processo implicou a migração de versão do SONHOV1 para V2 e a respetiva atualização do SClínico – Sistema de Cuidados de Saúde Hospitalar.

Foi uma intervenção planeada e programada, num esforço e trabalho conjunto entre as equipas da SPMS e do CHSJ.  Foi a maior migração de SONHOv2 já efetuada e decorreu de forma muito positiva, com um trabalho colaborativo exemplar entre instituições.

De grande complexidade e risco, devido à dimensão do Centro Hospitalar e ao elevado número de sistemas que interagem com o SONHO, a implementação integrou um plano de contingência que permitiu o normal funcionamento, garantindo impactos mínimos na prestação de cuidados de saúde. A SPMS acompanhou todas as ações antes e após a migração.

Este projeto de transformação tecnológica incluiu os dois Polos do Centro Hospitalar Universitário de São João, com cerca de 3400 postos informáticos e aproximadamente 5000 utilizadores. O CHUSJ realizou, assim, uma das maiores atualizações tecnológicas dos últimos anos, a nível dos sistemas de informação.

A evolução para o SONHOv2 garantirá uma melhor fiabilidade, escalabilidade e segurança dos sistemas, bem como a atualização das infraestruturas que dão suporte à sua implementação, traduzindo-se numa melhoria significativa da informação constante no processo clínico eletrónico dos doentes. Permitirá, assim, informatizar circuitos funcionais que atualmente têm apenas suporte em papel.

É um salto qualitativo de grande relevo para a atividade clínica, que se traduz na melhoria da qualidade e acessibilidade dos utentes, aos cuidados de saúde e nas condições de trabalho de todos os profissionais de saúde, e só foi possível com o trabalho conjunto e coordenado das equipas técnicas da SPMS, EPE e do CHUSJ.

Hospital de São João

SONHO V2 implementado no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga

A migração do SONHO V1 para SONHO V2 foi realizada com sucesso no Centro Hospitalar de Entre o Douro e Vouga (CHEDV). Volvidos 25 anos de utilização da versão 1 deste sistema de cuidados de saúde hospitalares, para suporte ao serviço administrativo e clínico, implementou-se, em junho, a versão 2, tecnologicamente mais adequada às necessidades atuais.

SPMS promove Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico

14 Setembro, 2022

O presidente da SPMS, Luís Goes Pinheiro, e o bastonário da Ordem dos Farmacêuticos, Helder Mota Filipe, participaram na sessão de abertura do Webinar SClínico Hospitalar – Perfil Farmacêutico que decorreu nesta terça-feira, 13 de setembro, a partir das instalações da SPMS, em Lisboa.